Áreas em Análise de Dados

Neste artigo, veremos alguns exemplos de áreas de análises.

1. Análise do cliente

Análise do cliente é um processo que ajuda as organizações a tomar decisões críticas e entregar ofertas antecipadas. Essa análise oferece às organizações insights de clientes necessários para tomar essas decisões.

A análise de clientes usa técnicas como segmentação de mercado, análise preditiva, modelagem de dados e visualização. Desempenha um papel fundamental na previsão do comportamento do cliente.

Exemplo: Aquisição de clientes e retenção de clientes: Todas as empresas de telecomunicações hoje em dia usam diferentes métodos de marketing para reter seus clientes.

2. Análise Financeira

Esse tipo de análise é a nova maneira de gerar vantagem competitiva.

Ela ajuda os executivos financeiros a explorar diferentes maneiras de responder a perguntas específicas de negócios relacionadas a finanças e prever situações financeiras futuras. No ambiente de negócios dinâmico de hoje, a análise financeira ajuda a função financeira a agregar maior valor às organizações.

A análise financeira ajuda as empresas a ter várias visualizações de seus dados e obter insights que as ajudarão a tomar as ações necessárias.

Exemplo: Consolidação das Demonstrações Financeiras: As demonstrações financeiras são relatórios elaborados com o único propósito de manter as contas do negócio em tempo hábil. Essas declarações mostram a posição financeira da empresa para o mercado, partes interessadas, acionistas, governo e público em geral. Essas declarações fornecem uma visão clara e detalhada da posição financeira da empresa para os investidores e credores.

3. Análise de desempenho

A análise de desempenho é a prática de usar dados e tecnologia para estudar o desempenho de nossos negócios para melhorá-los continuamente. Como gerenciar operações diárias, planejar estratégias e orçamentos para negócios, cumprir acordos de nível de serviço e identificar as áreas de melhoria.

Na Gestão de Recursos Humanos, o desempenho dos colaboradores é monitorizado regularmente tendo em conta os parâmetros dependentes do tipo de organização e das expectativas. A análise de desempenho dá às empresas tempo suficiente para tomar ações corretivas para melhorar o desempenho dos funcionários a tempo, se necessário, melhorando assim a produtividade e o resultado das empresas.

4. Análise de risco

No ambiente de negócios dinâmico de hoje, onde as coisas mudam rapidamente, a taxa de riscos é muito alta. As inseguranças causadas por esses riscos afetam o sucesso do negócio.

A análise de risco tenta prever as incertezas do futuro previsto que ajuda a avaliar o sucesso ou fracasso de um projeto.

As organizações estão tentando definir e entender seu nível de tolerância a riscos. Com a ajuda da análise de risco, as organizações tentam gerenciar e mitigar os riscos à medida que podem ser identificados, medidos e planejados, permitindo assim aos tomadores de decisão tempo suficiente para tomar decisões sábias e ações corretivas.

Tipos de risco:

A análise de risco pode ser categorizada como quantitativa ou qualitativa.

A análise quantitativa de riscos quantifica os possíveis resultados específicos de um projeto. Essa análise tenta avaliar numericamente as possibilidades de diversos eventos adversos e prever os prejuízos que uma empresa sofreria caso alguma dessas possibilidades se concretizasse.

A análise de risco qualitativa é realizada em quase todos os riscos e não é definida numericamente. Esse método envolve a definição de várias ameaças e riscos relacionados ao projeto, determinando a extensão desses riscos e propondo ações corretivas para evitá-los.

Exemplo: No setor bancário, as pontuações de crédito são construídas para prever o comportamento de inadimplência de um indivíduo e são usadas para representar a qualidade de crédito de cada indivíduo.

5. Referências

Fique à vontade para deixar nos comentários opiniões ou sugestões de melhoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dados Estruturados, Semi-Estruturados e Desestruturados

Normalização e Desnormalização de Banco de Dados

Por que usar R?

Tipos de Análise de Dados

Dashboard de Vendas com Power BI - RoupasParaTodos