Bancos de Dados Operacionais e Analíticos
Bancos de Dados Operacionais
O propósito dos bancos de dados operacionais é determinar o estado atual do sistema. Portanto, seu uso é focado em manter os dados sobre o agora, ou o mais próximo possível do agora.
Eles não precisam de dados sobre o que ocorreu semana passada ou do mês passado. Na verdade, ter muitos desses dados obsoletos pode aumentar o tamanho do armazenamento de dados do banco e diminuir a velocidade das consultas primárias que você deseja atender.
A ideia em sistemas Big Data de propósito operacional é a mesma, permitir que recursos operacionais sejam executados em tempo real em cargas de trabalho interativas que ingerem e armazenam dados de seu estado atual.
Bancos de Dados Analíticos
Por outro lado, bancos de dados analíticos não precisam manter o status atualizado do sistema. Em vez disso, seu propósito é manter uma coleção de dados grande e estável que pode fornecer respostas para perguntas mais complexas de longo prazo.
O valor desse banco de dados está em sua capacidade de armazenar e organizar mais dados para permitir que mais perguntas sejam respondidas.
Os itens de dados mais recentes não precisam necessariamente refletir as condições de hoje ou desta semana.
As tecnologias analíticas de Big Data também são úteis para análises retrospectivas e sofisticadas de dados. O Hadoop é o exemplo mais popular de uma tecnologia de Big Data Analítico.
Referências
- https://www.mongodb.com/scale/operational-vs-analytical-big-data
- https://www.coursera.org/specializations/cloudera-big-data-analysis-sql
Comentários
Postar um comentário